sexta-feira, 17 de abril de 2015

O que é a Tipografia #3 - Proj. #2

Ainda sobre a tipografia resolvi agora abordar 4 conceitos que me foram aparecendo ao longo das minhas pesquisas: kerning; leading; tracking e ligadura tipográfica. 

Kerning

O termo kerning refere-se ao espaçamento inter - caracter ou sejam ao processo de adicionar ou remover espaços entre letras adjacentes. O objectivo deste é o de optimizar o visual e, consequentemente, a legibilidade de um texto.
Este procedimento pode ser utilizado apenas entre um caracter e outro e não numa palavra como um todo por outras palavras mexe-se no espaçamento existente apenas entre uma ou outra letra mas não em tudo.


Exemplo de kerning

No exemplo da imagem acima temos uma situação onde se usa duas fontes diferentes mas mexe-se no kerning entre um ou outro par de letra: num caso afasta-se (para tirar o “encavalamento”), no outro aproxima-se (para criar uma identidade). 
Às vezes o kerning é feito para diminuir ou aumentar o espaço em branco excessivo existente (pré-programado na fonte) entre duas palavras. No computador já existe então um kerning pré-programado, calculado para dar a impressão que o espaço entre as letras pareça igual/proporcional - isto é o chamado kerning métrico, ou óptico pois leva em conta os espaços entre as letras. Como às vezes percebemos que esse ajuste feito automaticamente pelo computador não é o suficiente (ou o ideal para o que queremos) para deixar os espaços homogêneos é necessário fazer o kerning manual.

Traking 

O tracking refere-se ao espaçamento entre as palavras. Trata-se de um processo de adicionar ou remover espaço em todo um bloco de texto ou seja, mexe-se no espaçamento existente em todo o conjunto de letras por igual, seja uma única palavra, frase ou até um parágrafo inteiro.

Exemplo de traking

Leading 

O leading refere-se ao espaçamento entre as linhas - podendo ser expandido ou condensado
O leading é então o espaço colocado entre duas linhas de texto. A medida da entrelinha é formada com a soma do corpo da fonte mais o espaço, ou seja, da linha de base a linha de base.

Exemplo de leading


Ligadura tipográfica

Em  tipografia chama-se  ligadura tipográfica quando duas ou mais formas de letra são unidas num único glifo. As ligaduras geralmente substituem dois caracteres sequenciais que compartilham componentes em comum. São parte de uma classe mais generalizada de glifos chamada "formas contextuais", no qual o formato específico de uma letra depende do contexto, tal como letras vizinhas ou proximidade do fim da linha.

Exemplos de ligaduras

Sem comentários:

Enviar um comentário