quinta-feira, 16 de abril de 2015

As cores #3 - Proj. #2

No último post falei sobre a cor: em que consiste, os dois tipos de cor que existem, a existência de cores complementares e a ligação das cores com a cultura. Agora vou abordar a psicologia da cor.


Associações que fazemos às cores



A inteligência, memória, experiência, história e a cultura desempenham um papel muito importante no modo como percebemos as cores: através da história, por exemplo, as cores ganham determinadas associações que derivam quer da sua natureza quer da psicologia humana; já a partir da memória relacionamos a cor a determinados factores. Isto não significa que toda a gente percepcione as cores de modos diferentes, apenas significa que essas percepções têm significados ligeiramente diferentes dependendo do nosso background psicológico e cultural.

As cores têm associações simbólicas em todas as sociedades e em todas as culturas dependendo dos contextos: diferentes culturas aplicam diferentes significados à mesma cor.
Por exemplo, todos nós associamos o preto à cor da morte e do luto no entanto, em alguns países como a China e a Índia, essa associação é feita à cor branca. Na Europa sempre que queremos encontrar uma caixa de correio procuramos por uma caixa vermelha mas se fossemos aos Estados Unidos isto não iria resultar: lá as caixas de correio são azuis. Ou seja, o significado das cores muda consoante mudamos de país ou conforme o tempo vai avançando: existem variações quer a nível temporal quer a nível espacial.
Apesar destas mudanças naturais algumas cores têm características universais. O vermelho, o laranja e o amarelo estimulam os sentidos e são percepcionados como sendo cores "quentes" pela sua capacidade de exercitar sentimentos de estímulo, carinho ou até agressão. Já o azul e o verde, sendo cores "frias" estão associadas à calma , à paz, à segurança e à depressão. As primeiras, devido às suas características, podem aumentar a temperatura corporal e fazer subir a tensão, já as outras têm um efeito relaxante. Ao realizarmos estas associações é natural que, aquando da criação de publicidade ou até de inforgrafias, se tenha muita preocupação em escolher as cores certas para que se façam as associações mais correctas. Deste modo, quando queremos chamar a atenção para um perigo usamos cores como o amarelo e o vermelho pois são cores fortes que associamos ao perigo.


O significado das cores primárias 




Vermelho



Está associado ao fogo e ao sangue. Associamos muitas vezes ao amor (muito devido às rosas vermelhas), à sexualidade, ao Natal, ou até à sorte. Está ainda muito ligado à paixão, à energia, ao entusiasmo, à excitação, ao calor e ao poder. No entanto, possui também associações mais negativas: está associado à revolução, à burocracia, ao perigo, à agressão, à raiva, à crueldade e à imoralidade.
A nível visual é a cor mais dominante de todas sugerindo acção e velocidade graças ao seu carácter intenso e agressivo. Devido à sua visibilidade os sinais e as luzes de STOP, as luzes de aviso e o equipamento dos bombeiros são todos pintados de vermelho. O vermelho é a cor mais comum nas bandeiras nacionais
Como já disse anteriormente, o significado das cores muda consoante o país: em África o vermelho simboliza a morte; na Ásia associa-se ao casamento, à prosperidade e à felicidade; na França é símbolo de masculinidade.


Diferentes tons de vermelho
Amarelo 



Ao amarelo associamos a luz do sol, o ouro e a esperança. Tem uma ligação com o intelecto, a sabedoria, o optimismo, o brilho e a alegria. Por outro lado também está associado à inveja, à cobardice, à fraude ou à doença. Esta é uma cor muito importante pois é a primeira que o olho humano detecta devido ao facto de ser a mais brilhante - é o centro de luminosidade mais alta do espectro, possuindo o mais alto valor de reflexão. Devido a todo este brilho pode torna-se fatigante e irritar os olhos. Por estes motivos é muito usada para apresentar avisos. No entanto existe também tons de amarelos mais pálidos e, nesse caso, pode ser uma cor auxiliar de concentração (daí ser a utilizada nos post-it originais).
Mais uma vez em diferentes culturas fazem-se diferentes associações: na Índia é símbolo de comerciante ou de agricultor; na cultura Hindu é a cor da Primavera; no Japão está associada à coragem; no Egipto é usada em alturas de luto e por fim na cultura budista é a cor dos robes dos padres.


Diferentes tons de amarelo 
Azul 


Quando pensamos na cor azul a primeira coisa que nos vem à mente é, provavelmente, o céu ou a água. Esta é uma cor associado ao conhecimento, à frescura, à paz, à masculinidade, à contemplação, à justiça, lealdade e inteligência. Contudo, também é uma cor símbolo de depressão, frieza, desapego e apatia. Praticamente não existem alimentos azuis, como tal, é uma cor que suprime a fome pois quando a vemos não a associamos necessariamente a nenhum tipo de comida. Além disso, faz com que o corpo produza substâncias que nos relaxam, havendo até quem defenda que as pessoas são mais produtivas quando trabalham em salas pintadas desta cor.

Na maior parte do mundo está muito associada à masculinidade mas, no caso da China, esta é usada nos membros do sexo feminino. Na cultura ocidental significa amor.


Diferentes tons de azul
O significado das cores secundárias 


Verde 




O verde é por excelência a cor da Natureza: as plantas, o ambiente, o natural, a Primavera e a juventude. É uma cor calma que muitas vezes é utilizada em hospitais com esse mesmo propósito. Associa-se à fertilidade, ao dinheiro, ao crescimento, à cura, ao sucesso, à harmonia, à juventude e à honestidade. Como todas as já vistas anteriormente também pode ter uma conotação negativa: avareza, inveja, veneno, corrosão e inexperiência. O verde, como todas as outras cores que existem, pode ter diferentes tons: o verde azulado é considerado a cor mais fria de todas as existentes.
Esta cor é simbólica do Islão- lá associa-se esta ao paraíso - e da Irlanda. Na cultura Celta o "Homem Verde" era o deus da fertilidade, nas culturas nativas americanas está ligado com o arbítrio.


Diferentes tons de verde

Roxo


Esta é a cor da realeza e da espiritualidade. Está muito associado à luxúria, à sabedoria, à imaginação, à sofisticação, à classe e ao misticismo. Por outra perspectiva está também ligado à loucura, crueldade, exagero ou até excesso. Estando muito ligado ao romantismo e ao feminismo é, muitas vezes, associado à homossexualidade masculina. Esta é uma cor rara na natureza mas muito usada na decoração dos quartos das crianças pois há quem defenda que estimula a imaginação. 

Mais uma vez existem associações específicas variáveis conforme o país: na América latina significa morte; na Tailândia é símbolo de luto; já no Japão representa cerimonia, esclarecimento e arrogância. 


Diferentes tons de roxo
Laranja 


Associado ao Outono e aos citrinos esta é a cor da criatividade, ao fortalecimento, à energia e vibração, à sociabilidade, saúde e extravagância. Está também ligado ao barulho e à crassidão. 

O laranja estimula o apetite, o pensamento e a vontade de comunicarmos com os outros. 
Ao nível cultural na Irlanda está ligado ao movimento Protestante da Irlanda do Norte; nas culturas Nativas da América é a cor da aprendizagem e dos cargos ligados à nobreza; na Holanda é a cor nacional. 


Diferentes tons de laranja


O significado da cor terciária : Rosa



Rosa 


Cor-de-rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade, doçura, inocência. O rosa é a cor das emoções, dos afectos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro. Esta é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos. No sentido figurado significa feliz, próspero ou alegre - "futuro cor-de-rosa" ou "sonhos cor-de-rosa". Existem muitas tonalidades de rosa : aos tons de rosa claro são atribuídas conotações ligadas ao amor e ao romantismo; os tons de rosa escuro estão associados à sensualidade e à sedução feminina. Culturalmente é usualmente associada ao universo feminino; em alguns países Asiáticos e Orientais está ligado ao casamento; na Coreia significa confiança e no Japão é uma cor popular usada tanto por homens quanto mulheres; já na África está ligada à pobreza.


Diferentes tons de rosa
O significado das cores neutras
Preto 
Cor da morte e da noite, o preto representa o medo, a negatividade, a maldade, a submissão, a melancolia, o luto, o remorso e o vazio. Apesar de ter uma conotação predominantemente negativa pode também estar associado ao poder, à sofisticação, à dignidade, à seriedade, ao mistério e à formalidade. O preto é muitas vezes associado às sociedades secretas . No aspecto cultural na China o preto é a cor do sexo masculino; na Ásia em geral está associado à carreira, ao conhecimento, ao luto e penitência; na América e Europa é a cor da rebelião. 


Preto
Branco 
Está associado à luz e à pureza, à perfeição, ao casamento, à virtude, à inocência, à luminosidade, à suavidade, à santidade, simplicidade e verdade. Apesar de ser pouco associado a factores negativos a verdade é que está ligado à solidão e à fragilidade. O branco simboliza o luto na China e no Japão; em TODO o mundo é símbolo de paz; na Índia as mulheres que vestem branco convidam a infelicidade; no Ocidente associa-se aos deuses e aos anjos. 
Branco
Cinza 
Cor da neutralidade, do equilíbrio, da segurança, confiança, modéstia, maturidade, inteligência e sabedoria. Também é sinónimo de falta de compromisso, incerteza, escuridão, indecisão, mau tempo, tristeza. O cinza é a sua própria cor complementar. Para os Nativos Americanos está associado com honra e amizade; na Ásia significa pessoas úteis; na América representa a indústria; em TODO o mundo associa-se à prata e a dinheiro. 


Diferentes tons de cinza

O significado do dourado e do prateado 
Estas duas cores são sinónimos de luxo. No ecrã é impossível simular qualquer uma destas duas pois são cores metalizadas e só temos uma percepção real do seu brilho ao vê-las aplicadas em materiais físicos. 


O dourado e o prateado

Sem comentários:

Enviar um comentário