quinta-feira, 16 de abril de 2015

As cores #4 - Proj. #2

Voltando ao tema da cor, afinal isto tem muito que se lhe diga, agora resolvi pesquisar sobre as 3 propriedades da cor: tom, valor e intensidade. 


O tom (matiz), o valor (brilho) e a intensidade (saturação)

São estas propriedades que nos permitem obter o tom exacto através das devidas misturas. Assim, se conhecermos estes 3 conceitos vamos conseguir obter os tons indicados para tornar a nossa criação mais realista. Não sei se se recordam mas já abordei este tópico no post intitulado "Remexendo conceitos #2" (deixo o link para ser mais fácil: http://thexcelsior.blogspot.pt/2015/03/os-elementos-basicos-da-comunicacao.html) mas, como nunca é demais recordar e aprofundar conhecimentos vou voltar a abordá-lo. 

O tom/ matiz/ tonalidade 

Esta é uma propriedade que nos permite classificar e distinguir uma cor, ou seja, é a cor em si mesmo no seu estado mais puro - sem que se juntem outras cores como o branco ou o preto. Esta propriedade é o que nos permite olhar para um objecto e afirmar que ele é vermelho ou azul, por exemplo. 

"The traditional color name of a specific wavelength of light is a hue. Another description is: spectral color. All of the colors of the spectrum are hues. There are only limited hue names: red, orange, yellow, green, blue and violet. Magenta and cyan are also hues. " (1)
O tom


O valor tonal/ luminosidade/ brilho

Esta propriedade refere-se à claridade de uma cor: tem a ver com a quantidade de preto ou branco existente numa determinada cor. 
As cores mais claras têm mais valor tonal e reflectem mais luz, já uma cor de baixo valor é mais escura absorvendo, assim, mais luz. Esta propriedade permite dar profundidade a uma pintura pois vai criar a ilusão de luzes ou sombras dando, deste modo, a sensação de espaço, contorno, entre outros.

"Value is concerned with the light and dark properties of color. All colors exhibit these properties. The hues have a natural value where they look the purest. Some colors, like yellow, are naturally light. Some, like violet, are darker. 
All hues can be made in all values. Adding white paint will make any pigment lighter. Adding black paint will make most pigments darker, but will cause yellow paint to shift in hue to green. 
Value can exist without hue (see achromatic). Black, white and gray are values without color. Since these values are used extensively in art, it is important to understand their relationship to one another. You will study this in value." (1)

O valor

A saturação/ intensidade 

Refere-se à vivacidade ou palidez de uma cor, estando associada à pureza desta. Quando mais saturada é a cor de um objecto maior vai ser a sensação de movimento que ela irá transmitir. Também se define como sendo a quantidade de cinza que uma cor possui. A saturação pode ser reduzida ao máximo pela adição do seu complemento, ficando a cor neutralizada, conduzindo assim a um matiz cinza. Também se diminui a saturação adicionando cinza.  

"Saturation is concerned with the intensity, or the brightness and dullness of color. A saturated color is high in intensity -- it is bright. A color that is dull is unsaturated or low in intensity. Another term for saturation is chroma. A color without any brightness (no hue) is achromatic (black, white and/or gray." (1)
A saturação

Citações

(1) - Design Notes: Color. http://daphne.palomar.edu/design/color.html, acedido a 12 de abril de 2015.

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