terça-feira, 5 de maio de 2015

A Infografia no mundo jornalístico #1 - Proj. #3

A 3ª e última proposta de trabalho tem como tema a "Infografia jornalística".
Já aqui falei sobre este grande tema aquando da 2ª proposta mas hoje resolvi explorá-lo, mais detalhadamente, especialmente no que toca à sua ligação com o mundo jornalístico.



As contribuições da infografia para o jornalismo 


A infografia consiste na representação visual da informação e explora gráficos, mapas, tabelas, textos, imagens 3D ou até imagens em movimento para explicar determinado assunto. É utilizada em diversos meios de comunicação: audiovisuais (televisão), impressos (jornais e revistas) e hipertextuais.

Esta assemelha-se com uma reportagem: a estrutura contempla (ou deve) título, texto, corpo e fonte, além de responder às questões básicas do jornalismo (o que, quem, quando, como, onde e porquê)

 A infografia deve então facilitar a compreensão das informações, realizar comparações, descrever processos complexos (bolsa de valores, crise econômica) podendo acompanhar ou substituir o texto.

Esta permite expressar mais do que uma imagem: uma informação jornalística na qual se demonstram factos reais. Um infografista deve ser um jornalista que pensa visualmente .

“ As infografias se estabeleceram na imprensa ocidental como uma ferramenta de trabalho, e já habitual desde então, como um renascimento ou potencial gênero narrativo em pleno campo do jornalismo visual impresso, tão pouco desenvolvido até então .” (De Pablos, 1991)

 Esta permite o uso de cores, textos curtos e gráficos sendo que, os seus dados são notícia.

 “ Este tipo de infografia em base de dados funciona, entre outras características, como um instrumento de análise da informação , distinto do que a literatura sobre infografia demonstra: de ser uma leitura rápida e simples de ser compreendida” (Rodrigues, 2009)

A infografia no jornalismo permite ao leitor compreender, visualmente, a informação ou conceitos complexos de interpretar. 
Existem diversos géneros de inforgrafia: 

  • Informativa - quando é usada para auxiliar à compreensão de uma notícia, reportagem ou entrevista; 
  • Opinativa - quando é usada num editorial, comentário, artigo, coluna, crónica ou carta;
  • Interpretativa - quando é usada num dossier, perfil ou cronologia 
  • Utilitária - quando é usada para transmitir informações sobre órgãos governamentais, empresas, instituições, países, etc; 
  • De cotação - quando é usada para expressar dados relativos à variação de mercados: monetários, industriais, agrícolas. 
  • De roteiro - quando é usada para dar dicas de espectáculos, programação de rádio, tv ou cinema;
  • De serviço - quando é usada para transmitir informação ligada à protecção dos interesses dos usuários dos serviços públicos, bem como dos consumidores de produtos industriais ou de serviços privados.

A infografia, seja ela de que género for, remete, acima de tudo, para uma linguagem informativa jornalística independente sendo, por si só, o género jornalístico que explora mais eficazmente os recursos da web.

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